O Deutsche Bank transferiu, por engano, 6 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) a um cliente no verão passado. O erro aconteceu este verão e apesar de o banco ter recuperado o dinheiro no dia seguinte está a levantar dúvidas sobre controlo operacional e gestão de risco do maior banco da Alemanha.

A notícia é avançada hoje pelo Financial Times, segundo o qual o engano ocorreu na unidade de mercado cambial em Londres. O pagamento foi processado por um membro ‘júnior’ da equipa de vendas, numa altura em que o seu superior hierárquico estava de férias. E, em vez de processar o valor líquido da operação, foram transferidos os valores brutos das transacções entre o ‘hedge fund’ e o banco.

O cliente em causa era um hedge fund sedeado nos Estados Unidos, e o Deutsche Bank demorou apenas um dia a recuperar o dinheiro tendo reportado o incidente à Reserva Federal dos Estados Unidos, ao Banco Central Europeu (BCE) e à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido.

De acordo com fontes ouvidas pela publicação britânica, estes erros são “surpreendentemente” comuns e nem os inúmeros zeros que surgem como resultado foram suficientes para cancelar a operação.

No entanto, o engano volta a levantar questões sobre os mecanismos de controlo interno e de gestão de risco do maior banco alemão que tem tido um ano para esquecer. Isto porque além de se ter visto envolvido num escândalo de manipulação de taxas de juro, o Deutsche Bank já anunciou que deverá registar prejuízos e que este poderá ser o ano em que, pela primeira vez em seis décadas, não irá distribuir dividendos aos acionistas.

Fonte: Dinheiro Vivo

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