A agência de notação financeira receia que as consequências políticas do escândalo Lava Jato comprometam a agenda económica do governo.

Os problemas na economia brasileira levaram a Moody’s a baixar o ‘rating’ de Baa2 para Baa3, apenas um nível acima da categoria de ‘lixo’. No entanto, a agência colocou o ‘rating’ com uma perspectiva estável, o que sinaliza que os analistas da Moody’s não antecipam grandes alterações da notação no médio prazo.

A Moody’s justifica a descida com “o desempenho económico mais fraco que o esperado”. E alerta que “a tendência de subida da despesa governamental e a falta de consenso político nas reformas orçamentais impedirão que as autoridades consigam atingir excedentes primários suficientes para reverter a tendência de subida da dívida neste e no próximo ano”.

Os analistas da Moody’s constatam que o cenário político “está cada vez mais complicado”. Acrescentam que o processo Lava Jato “contribui para um aumento da tensão” política “comprometendo os esforços do governo para avançar com a sua agenda económica”.

Como consequência, os analistas da Moody’s realçam que “o fardo da dívida governamental continuará a deteriorar-se materialmente em 2015 e 2016 relativamente às expectativas anteriores” da própria Moody’s.

Fonte: Económico

Comentários

comentários